Mostra SESI de Ciências e Engenharia

Em 2016, a Olimpíada do Conhecimento vai receber a Mostra SESI de Ciências e Engenharia, um desafio que transforma estudantes em verdadeiros cientistas. Imersos em um projeto de iniciação à pesquisa científica e tecnológica,alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio criam soluções para problemas do mundo real. Para isso, os grupos expositores devem seguir um pré-requisito: o projeto deve estar fundamentado na metodologia científica.

A mostra, realizada com o apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis LSI-TEC,foi adotada inicialmente por escolas da rede SESI de Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro com o intuito de estimular a prática da pesquisacientífica em sala de aula. De cada mostra estadual, foram selecionados três projetos que serão apresentados na Olimpíada do Conhecimento 2016.

Cada equipe é formada por até três alunos que, com suporte de um orientador, foram responsáveis por colocar a mão na massa e realizar todo o projeto desde a concepção à montagem dos protótipos. Durante a apresentação, os visitantes vão descobrir soluções inventivas para problemas do dia a dia e conhecerão um pouco mais sobre a utilização do método científico no processo de geração de ideias.

Acompanhe