Perguntas Frequentes


Acessa nossa loja on-line, escolha se o curso é para você ou para empresa. Em seguida, selecione seu estado. Pronto! Você terá acesso a nossa lista de cursos. Quando decidir qual formação deseja, é só clicar no botão INSCREVA-SE AGORA e se cadastrar.


O Mundo SENAI oferece cursos pagos e gratuitos. Confira a lista completa na nossa loja on-line, e matricule-se já.


O SENAI oferece cerca de 3 mil cursos que preparam trabalhadores para 28 áreas industriais.

Para conhecer quais cursos o SENAI oferta na sua cidade, você deve entrar em contato diretamente com a unidade. Clique aqui para conferir a lista de contatos do SENAI em todo o Brasil.

Para consultar os cursos ofertados pelo seu estado basta realizar a busca clicando aqui.


Sim! Todos os nossos cursos contam com certificado de conclusão.

Se você já fez o curso e gostaria de receber seu certificado, entre em contato diretamente com a unidade do SENAI em que você participou do curso.

Clique aqui para conferir os contatos do SENAI em todo o país.


Encontre aqui a lista de escolas de acordo com seu CEP ou região.


Pode sim! Mas atenção, se o curso for presencial, é preciso observar para não haver choque de horários.


O SENAI tem o maior portfólio de cursos a distância do país para a indústria: são mais de 300 opções em mais de 20 áreas tecnológicas. Os conteúdos são apresentados em um ambiente virtual, com vídeos, animações e simuladores.

Para consultar os cursos ofertados pelo SENAI no seu estado basta realizar a busca clicando aqui.


Os processos seletivos para trabalhar no SENAI são administrados pelas federações das indústrias de cada estado.  Por isso, entre em contato com a unidade do SENAI mais próxima de você, clique aqui para conferir os contatos em todo o país.


Aprendiz é o adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos que esteja matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o Ensino Médio e inscrito em programa de aprendizagem (art. 428, caput e § 1º, da CLT). Caso o aprendiz seja pessoa com deficiência, não haverá limite máximo de idade para a contratação (art. 428, § 5º, da CLT).


Para ser Aprendiz é necessário que você procure uma empresa na sua cidade que esteja oferecendo vagas para aprendiz e caso seja contratado, a própria empresa fará a sua matrícula no SENAI.

Dessa forma é necessário que fique atento às oportunidades de contratação oferecidas pelas empresas da sua região.

Entre em contato diretamente com o SENAI no seu estado para verificar se as empresas próximas a sua residência divulgam vagas nas unidades e também para obter informações sobre os cursos disponíveis.


Caso deseje trabalhar no SENAI Nacional é necessário verificar as vagas disponibilizadas no site https://jobs.kenoby.com/cni.

Para se candidatar às vagas do SENAI nos Estados e no Distrito Federal é necessário entrar em contato com a unidade do SENAI mais próxima de você ou com a Federação das Indústrias da sua região.